No dia 27 de abril, o evento AutoIn 2017 – Fórum Estratégico de Seguro Automóvel, realizado em São Paulo, reuniu representantes da indústria de seguros e de tecnologia para debater sobre o atual panorama do mercado brasileiro de seguro auto. O evento abordou tendências de produtos e serviços para o setor, projeções e desafios para os próximos anos, oportunidades do mercado, como as Insurtechs podem contribuir, novas tecnologias aplicadas ao mercados, entre outros.

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Carlos Eduardo Rosas, Sales Executive Director da Ebix Consulting,  no debate sobre Telemática no setor de seguros.

Telemática para Seguros

Dentre diversos outros temas muito interessantes durante todo o evento, o debate sobre Telemática abordou a aplicação da tecnologia na indústria de seguros na realidade latino-americana. Já consolidada no cenário internacional, a Telemática (ou telemetria) é a tecnologia que pode agregar ainda mais valor ao mercado de seguros. No mercado já existem diversos exemplos que mostram como a tecnologia é utilizada no seguro automóvel.

Apresentado por Carlos Eduardo Rosas, Sales Executive Director da Ebix Consulting, o painel mostrou que a Telemática já se popularizou em países como Estados Unidos, Reino Unido e Itália. “O uso da Telemática no mercado de seguros destes países abrange desde controle de roubo e fraude até como auxílio para a redução de sinistros e para a fidelização de clientes”, explica Carlos Eduardo.

Os dados do seguro auto no Brasil em 2016 mostram um cenário propício para o uso da Telemática nos processos de sinistro automóvel. Isso porque no país os índices de sinistros são muito altos, no ano passado observou- se um um aumento de 4,7% no número de sinistros, em 2015 o índice de sinistro foi de 61,9% em 2016, 65,1%. Como consequência, em 2016 as seguradoras tiveram que arcar um desembolso de R$ 15,9 bilhões em indenizações.

Mas nada disso será possível sem que as seguradoras passem a investir em uma transformação digital, afirma Carlos Eduardo.

Segundo o executivo, a Telemetria pode exercer diferentes papéis a partir de estratégias inteligentes e bem definidas, como por exemplo dar mais assertividade na precificação do prêmio do seguro; auxiliar no pagamento de indenizações; aumentar a fidelização do cliente com programas de desconto para os segurados mais conscientes no volante, aprimorar o comportamento deste segurado e, consequentemente, diminuir o número de sinistros; dar mais controle à seguradora para prevenção e identificação de fraudes, desenvolver estratégias de upselling e cross selling além de novas formas de captação de clientes uma vez que a seguradora possui em mãos uma série de informações sobre o comportamento de seus clientes; estabelecer novos canais com menor custo de aquisição. “Mas nada disso será possível sem que as seguradoras passem a investir em uma transformação digital”, afirma Carlos Eduardo.

A apresentação também abordou o futuro promissor da tecnologia aplicada na indústria de seguros. Se nos anos 2000 o foco da tecnologia era uma melhor precificação do seguro, hoje observa-se que o uso da tecnologia está em franco crescimento, ajudando a promover redução de custos para as seguradoras e aumentando a qualidade das informações de utilização do seguro. Em 2020, espera-se que 10% do mercado mundial de seguros esteja utilizando a Telemetria em seus processos, mas agora com foco em redução de fraudes e de sinistros.

Soluções em Temeletria para Seguros

O mercado brasileiro de tecnologia já observou as oportunidades que a Telemetria pode trazer para seguradoras e corretoras de seguros, como é o caso da solução trazida para a América Latina, resultado da parceria entre a Ebix Consulting com a Scope Technologies. A parceria tem como um dos objetivos principais dar melhor gerenciamento de riscos de seus clientes para as seguradoras, além de promover a condução segura.

Baseada no conceito de UBI (Usage Based Insurance) a solução foi projetada para dar suporte a gerenciamento de reclamações, detecção de fraude e recuperação de veículos, ao mesmo tempo em que atende a várias exigências do setor. Algumas empresas já estão utilizando esta solução pelo mundo com Vodafone, Groupama, FBD e BKI.

Sobre o AutoIn

O evento AutoIn – Fórum Estratégico de Seguro Automóvel é o evento do setor 100% focado em seguro auto. Além da Telemática, foram discutidas ainda outros temas, além da exposição de estudos de casos do mercado. Para Marcelo Blay, chairman do Fórum e CEO da Minuto Seguros, um evento como o AutoIn traz um senso de colaborativo para o setor ao abordar temas relevantes com transparência.

Posted by Redacao InsideSeg