Plano de Saúde e Seguro Saúde, duas expressões similares com conceitos parecidos, porém distintos. Mesmo assim, o grande público não sabe, ou não entende, as diferenças destes dois serviços. Como diz o ditado popular “Com saúde não se brinca!” , vamos explicar agora qual é a diferença entre Plano de Saúde e Seguro Saúde, e também explicar o atual cenário da saúde no Brasil.

Segundo a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, órgão vinculado ao Ministério da Saúde que regula os planos de saúde no Brasil, atualmente, temos cerca de 70 milhões de beneficiários de assistência à saúde, somando assistência médica e assistência odontológica. Ou seja, os planos de assistência médica privada cobrem hoje um terço da população brasileira.

mapa_saude_brasil

Dentre as opções disponíveis para a população temos o Seguro Saúde e o Plano de Saúde. As duas atuam com o mesmo objetivo final, a de disponibilizar serviço médico e arcar com suas despesas no momento em que o usuário precisar. Basicamente, a diferença entre os dois serviços está na forma de reembolso e na escolha do médico e hospitais para atendimento.

Seguro Saúde

Dá mais liberdade de escolha ao usuário que pode optar pelo médico de sua preferência independente de estar na rede referenciada do Seguro. Neste caso, o usuário recebe o reembolso das despesas do serviço médico prestado de acordo com o que está previsto no contrato (apólice). Porém, caso o atendimento seja feito na rede referenciada, o usuário tem reembolso total garantido.

O Seguro Saúde permite algumas vantagens para seus usuários, como:

  • Flexibilidade na escolher o médico ou hospital/clínica para tratamento
  • A Seguradora de Saúde pode oferecer ao usuário serviços complementares como benefícios e descontos, de acordo com a franquia e com o que está previsto em apólice

O que é Franquia?
A Franquia é um elemento sempre presente nas apólices de Seguro Saúde, ela é o valor total que o segurado pode ‘usar’. Ou seja, se o segurado precisar contratar um serviço médico que custe mais do que o total de sua Franquia, ele deverá arcar com a diferença dos gastos.

Saiba como as empresas podem reduzir custos em saúde e engajar seus funcionários

Plano de Saúde

Nos Planos de Saúde, o atendimento deve ser feito apenas em rede própria ou credenciada, que geralmente estão listados nos livretos das operadoras. Além disto, os Planos de Saúde têm uma dinâmica contratual um pouco mais complexa. A operadora trabalha com uma estimativa de despesa de saúde de acordo com o perfil do cliente, desta forma chega-se à um valor fixo pago pelo usuário, mensal ou anual. Isso significa que o cliente não tem gastos inesperados no momento em que precisar de ajuda médica, pois é previsto que a operadora arque com as despesas.

As vantagens do Plano Saúde são:

  • Segurança para o usuário que pode solicitar serviço médico à qualquer hora sem a necessidade de pagamento.
  • Inclusão de membros da família, de acordo com a cobertura do plano

Posted by Redacao InsideSeg