Gamification (em português Gamificação) é uma estratégia de gerenciamento em que há a aplicação de técnicas e elementos de jogos (como pontuação e competição) em situações de não jogo, para estimular o comportamento de um grupo de pessoas para um objetivo fim. Alguns elementos mais comuns da gamification são:

  • Progresso: Pode ser representado por emblemas e medalhas.
  • Produtos de troca e moedas: Funciona como um plano de acumulação em que depois de determinada quantidade de moedas o ‘jogador’ pode trocar por algum tipo de prêmio.
  • Prêmio exclusivo: Motiva o jogador a alcançar determinado ponto para ter acesso à algo exclusivo.

Como a gamification pode transformar a indústria de seguros

No mercado de seguros a Gamification pode ir além, sendo aplicada em estratégias externas para a retenção ou a conquista de novos clientes.  Alguns especialistas do setor de seguros consideram a Gamification umas das estratégias mais importantes nos últimos tempos que pode impactar positivamente tanto seguradoras como corretoras de seguros. Adaptadas ao negócio, a estratégia pode resultar no maior engajamento do cliente, principalmente os da geração Millennial, assim como, aprimorar a jornada do cliente, ou outras ações de aproximação e retenção.

O estudo Winning the game | The importance of implementing a gamification strategy in insurance, da EY, indica entre outros meios eficazes sobre como a gamification pode transformar a indústria de seguros.

  • Envolvimento dos clientes: Os elementos da gamification pode transformar a experiência do cliente, tornando-as mais interessantes e divertidas.
  • Fortalecimento da marca: A partir da motivação para clientes contratarem serviços e comprar produtos da sua empresa, com o objetivo de ter maior penetração da marca no mercado e aumentar seu reconhecimento
  • Educação de clientes e funcionários: A estratégia pode ajudar na orientação e educação do público, como por exemplo, ao informar os produtos mais adequados para contratação. Com funcionários, a gamification pode estimular a busca por informações do mercado e de produtos.

Casos de sucesso

gamificação

O estudo mostra ainda exemplos de sucesso de companhias de seguros que adotaram a gamification em suas estratégias. Como a seguradora Aviva do Reino Unido que, por meio de um aplicativo (Aviva Drive), usou a estratégia no monitoramento da condução dos motoristas no seguro auto. A seguradora dava descontos no valor dos prêmios pagos àqueles motoristas que tiveram as condução com menos riscos.

Outro exemplo é de uma seguradora americana, em que a gamification auxiliou na melhora de processos internos da empresa, com a premiação e reconhecimento de funcionários que tivessem ideias inovadoras para resolver problemas do dia-dia da empresa que atrapalhavam algum tipo de processo.

Com isso podemos ver que aplicada ao negócio, a gamification ajuda a estimular a equipe de trabalho à alcançar metas, além de melhorar a interação entre as empresas e os funcionários e tornar mais estimulantes processos que geralmente são monótonos no dia dia de trabalho.

Posted by Redacao InsideSeg