Vivemos um período de quarta revolução industrial, onde o uso da tecnologia vem gerando indústrias conectadas e fábricas inteligentes. A Inteligência Artificial vem diminuindo as atividades operacionais e fazendo o conhecimento técnico ser cada vez mais valorizado no mercado.

É inegável que a IA já está entre nós e vem mudando nossas vidas quando recebemos sugestões de filmes para assistir na Netflix, ou quando procuramos um caminho mais prático e sem trânsito no aplicativo Waze. Tudo é uma manifestação dessa tecnologia em resposta à customização e comodidade tão procurada por esse novo modelo de negócios instituído pelos Millennials, que visa a facilidade no ato da compra, transformando tudo em experiência e fidelização.

A Inteligência Artificial nas diferentes áreas de mercado

No mercado de trabalho, a Inteligência Artificial melhora o atendimento e o relacionamento com o cliente, e valoriza também o conhecimento técnico dos profissionais. De acordo com o estudo da IDC/ Salesforce, até 2021, atividades de CRM habilitadas pela inteligência artificial podem aumentar as receitas de negócios globais em até R$1,1 trilhão e criar 800 mil novos empregos, superando qualquer número de empregos perdidos pela automação do trabalho.

No mundo do entretenimento e principalmente nos games, a tecnologia trabalha de forma limitada, de acordo com os comandos desenvolvidos pelos seus programadores. Ela calcula suas atividades durante o jogo e dificulta ou facilita sua interação com a máquina.

infografico_blog

Grandes empresas como IBM, Google e General Eletric, estão em busca de soluções que envolvam a inteligência artificial também no mercado de saúde. Estas soluções visam facilitar o diagnóstico dos mais variados tipos de doenças através da análise de padrões de sintomas e oferecer aos médicos uma gama maior de elementos que ajudem na decisão do tratamento.

De acordo com a Frost & Sullivan este setor pode alcançar 6,6 bilhões de dólares em 2021, já que essa tecnologia reduzirá consideravelmente os gastos em saúde e em tratamentos ao detectar doenças antecipadamente.

Somado ao fato de também identificar possíveis doenças que possam ser desenvolvidas dentro de um tempo, principalmente na terceira idade, analisando minuciosamente os relatórios e históricos médicos ou resultados de exames.

A revolução tecnológica na medicina, no entretenimento e no relacionamento com o cliente mais uma vez indica que a I.A. dará espaço no mercado ao conhecimento técnico para desenvolver suas mais variadas vertentes.

Posted by Redacao InsideSeg

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *