“Como usar o Design Comportamental para criar experiências que promovam mais engajamento para si mesmo e para os outros, e como fazer tudo na vida mais divertido através do Gamification?”

Foi partindo desta pergunta acima que Yu-kai Chou, conhecido como guru do Gamification, criou o Framework de Gamificação, uma ferramenta de engajamento internacionalmente reconhecida, que anda fazendo sucesso no meio corporativo.

O tema Gamification está em alta ultimamente, mas não é de hoje que o assunto ganhou relevância. O Gartner já havia, lá em 2012, indicado que em alguns anos 50% dos processos corporativos seriam definidos por técnicas de Gamification. E é o que estamos experimentando agora. Grandes empresas do Brasil e do mundo já entenderam que pessoas – sejam clientes, funcionários, força de vendas etc – precisam de motivação para executar ações. Além disso, as empresas também estão cientes de como as técnicas de games aplicadas ao mundo real podem ajudar a despertar o interesse de qualquer público alvo.

Um pouco sobre a Metodologia Octalysis

Yu-kai usou como base o cérebro humano para entender o que ‘move’ o ser humano e definiu que a motivação humana se baseia em 2 eixos, como representa a imagem abaixo:

metodologia gamificação

  • EIXO 1: A motivação pode ser aditiva, através de experiências que trazem recompensas prazerosas ou subtrativa, quando o medo de um resultado ruim te move;
  • EIXO 2: A motivação pode ser intrínseca, quando proporciona sentimentos de autorrealização e são próprios de cada pessoa; a motivação também pode ser extrínseca, ou seja, através de estímulos universalmente aceitas como motivadoras.

A partir dessa definição, Yu-kai mapeou 8 campos motivacionais, chamado Octalysis, a base desta metodologia que, quando associada às mais de 90 técnicas de games, é capaz de engajar numa mesma estratégia, pessoas diferentes, com motivações diferentes.

Para exemplificar como funciona de uma maneira objetiva, trouxe um exemplo do Linkedin que usa a Gamificação para fazer as pessoas acessarem a rede profissional todos os dias.

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Unindo este Framework a uma plataforma de Gamification robusta, onde seja possível configurar, realizar ajustes durante o processo e acompanhar os resultados do jogo implementado de forma rápida e intuitiva, qualquer empresa vai ter resultados incríveis de engajamento de seus públicos.

Case de Gamificação

Para anunciar os próximos passos da parceria com o filme 007 – Skyfall, a Coca-Cola decidiu distribuir alguns ingressos exclusivos mas, para ganhar, as pessoas deveriam desbloquear alguns desafios. Este exemplo é um dos grandes cases para mostrar como as técnicas de Gamificação podem ser usadas em situações reais para engajar seu público.

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Diante disso, não é a toa que o Book Gamification by Design dos autores Gabe Zichermann e Christopher Cunningham defende que a Gamificação é 75% psicologia 25% tecnologia.

mariana-carvalho

 

Por Mariana Carvalho, Gerente de Marketing na Ebix Consulting

Posted by Mariana Carvalho

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