É normal as pessoas terem dúvidas quando o assunto é seguros: como funciona, o que fazer em caso de sinistro, termos técnicos, além dos mitos e verdades que fazem com que muitos brasileiros não contratem o serviço por simplesmente desconhecerem os benefícios ou não entenderem o serviço oferecido.

Para facilitar o entendimento, o InsideSeg elegeu 7 mitos e verdades relacionados ao Seguro Auto, para exemplificar que os serviços oferecidos pelas seguradoras vão além do reboque e cobertura em caso de acidente.

1) O serviço de reboque e carro reserva estão inclusos no seguro em caso de sinistro. 

1_reboque

MITO. As coberturas de reboque e aluguel de carro são serviços adicionais contratados separadamente e as apólices podem eventualmente incluir outros serviços, porém a maioria é opcional e influencia no valor final do seguro.

2) Itens deixados no interior do veículo não estão cobertos.

Untitled-1VERDADE. O seguro do veículo protege apenas o casco, portanto acessórios como som ou DVD, celular, rodas esportivas e kit Gás Natural Veicular (GNV) ficam de fora. É possível contratar coberturas específicas, o que encarece o custo do seguro.

3) Quando o segurado é a vítima, os danos também devem ser cobertos pelo seu próprio seguro.

3_vitimaMITO. Em caso de sinistro, onde o segurado é o “terceiro” todos os danos causados devem ser cobertos pelo seguro do outro condutor. Caso o culpado não indenize ou o valor contratado seja insuficiente, a vítima pode acionar o próprio seguro e até mesmo entrar com uma ação contra o motorista.

4) A seguradora pode se recusar a pagar o seguro caso o condutor tenha exposto o veículo a condições de risco desnecessário, como no caso de dirigir em vias alagadas.

Untitled-5

VERDADE. Estão cobertos apenas sinistros provocados pelo homem ou pela natureza que ocorrem acidentalmente como temporais, ventanias, terremotos, chuvas de granizo, queda de árvore etc.

5) Seguros feitos no Brasil cobrem além do território nacional.

5_territorio

MITO. Para isso, é necessário contratar uma cobertura para países os quais a seguradora tenha convênio. Verifique as condições diretamente com a seguradora.

6) A documentação do veículo e inadimplência do pagamento do prêmio implicam na perda do seguro.

Untitled-3

VERDADE. Documentação irregular e veículos não correspondentes ao apresentado na apólice, são indícios de impedimento da contratação e/ou renovação do seguro. Assim como o não pagamento do prêmio até a data do vencimento implica no cancelamento do seguro, com possível emissão de um endosso de redução do prazo da vigência da apólice.

7) O valor do seguro independe do sexo e da idade.

Untitled-4

MITO. Por serem mais cautelosas na direção, mulheres pagam menos no seguro. Jovens até 29 anos pagam, em média, até R$ 300 a mais do que pessoas acima de 40 anos, por exemplo. Afinal, por terem menos experiência, se envolvem com mais frequência em acidentes e adotam hábitos que expõem o veículo a roubo e furto – como sair a noite e estacionar na rua.

Posted by Redacao InsideSeg

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *